O QUE É VENDA?

O que é Vendas?

O que é vendas? Presumo que você saiba o que seja vendas, porém muita gente confunde o papel do vendedor com o papel do atendente. Então vamos esclarecer o que não é um vendedor.

Não sei se você já escutou aquela história de que um multinacional tinham a filosofia de que “até a faxineira tinha a função de atender os clientes”. Muito bem, primeiro não sei se esse boato é verdade ou não, mas existe uma palavrinha nessa descrição que faz todo sentido ao contexto, “atender”.

Atender não é vender, e isso eu expliquei no artigo sobre o que é atendimento, vender é uma competência que vai muito além do atendimento, um vendedor é capaz de fechar vendas, agregar valor ao produto, identificar o que o cliente precisa e não apenas o que ele quer, além de identificar e sanar as objeções que os clientes costumam ter.

Você pode adotar a filosofia em sua empresa de que todos façam o atendimento ao cliente, porém tome cuidado com os “atendentes” que quiserem vender e tenha mais cuidado ainda com os vendedores que quiserem apenas atender.

Um forte abraço!

“Seja ousado e faça a diferença!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *