O QUE É DIVULGAÇÃO?

O que é Divulgação?

Propaganda, anúncio, divulgação, boca a boca. Todas essas são expressão para dizer que você deseja apresentar sua empresa, seus produtos ou seus serviços para potenciais interessados. Certo? Na teoria, sim! (explico)

Por que na prática não acontece?

Provavelmente você já fez panfletagem para divulgar seus produtos e/ou serviços, porém apesar de parecer uma boa forma de divulgação, é um formado de publicidade que o anunciante não tem muito controle sobre quem é a pessoa que recebeu, quantas receberam, quantas leram e quantas entraram em contato com você.

Isso pode ser um tiro no escuro, pois na verdade o que você está fazendo é uma espécie de spam offline, pois ninguém autorizou você a jogar panfletos na caixa de correios ou na garagem de alguém.

Não quero dizer que os panfletos sejam uma forma ruim de divulgar seus produtos ou serviços, porém é importante levar em consideração alguns fatores em consideração, como:

Quem vai receber seus panfletos? (Comércios, Residências)

Qual região seu panfleto vai ser distribuído? (Qual faixa etária, classe social)

Quais produtos atendem esse público? (caros, baratos, seguros, luxuosos)

Qual promoção é atraente para esse tipo de público? (quantidade, variedade, desconto)

Como ele vai entrar em contato? (e-mail, telefone, whatsapp)

Como você vai identificar esse público quando ele entrar em contato? (código promocional, promoção exclusiva, canal de contato exclusivo)

Esses são alguns exemplos que eu seguiria caso fosse fazer uma ação de panfletagem.

Mas ainda assim não vejo a panfletagem como um bom formato de divulgação, pois o foco é quantidade e não qualidade, ou seja, você entrega 5.000 panfletos para ter de 5 a 50 ligações (na minha experiência), ou seja, 1% ou menos, de clientes que muitas vezes são apenas curiosos.

O conselho que eu dou e que foi muito mais efetivo pra mim é divulgar em mídias de que em públicos específicos e não em públicos amplos, assim você consegue ser muito mais assertivo apresentando os produtos e uma comunicação personalizada. Neste caso, menos é mais!

 

Um forte abraço!

“Seja ousado e faça a diferença!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *